Study & Research in Portugal

Portugal,
País de Conhecimento, espaço de Inovação
A land of knowledge, a place to experience      

A aposta de Portugal no conhecimento, na criatividade e na inovação alarga horizontes com o lançamento do Study & Research in Portugalnova plataforma de valorização e internacionalização do ensino superior, da ciência e da tecnologia, dedicada estudantes e investigadores, empresas e instituições de ciência e tecnologia estrangeiros.

A iniciativa Study and Research in Portugal integra o compromisso do Governo, através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 78/2016 que define as orientações para a articulação da politica de internacionalização do ensino superior e da ciência e tecnologia, no sentido da promoção de políticas públicas alicerçadas na valorização do conhecimento e da qualificação de recursos humanos, reconhecendo  as instituições de ensino superior e de ciência enquanto espaços de criação e partilha do conhecimento que promovem a abertura à novidade, estimulam a inovação e contribuem para o desenvolvimento da sociedade, da cultura e da economia portuguesa.

Em Portugal, o ensino superior e o sistema de ciência e tecnologia têm conhecido, nas últimas décadas, um processo de internacionalização sem precedentes, quer no plano da mobilidade de estudantes e investigadores estrangeiros, quer ao nível da produção e atividade científica e da translação de conhecimento para redes internacionais de referência (ex. Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologias, European Space Agency, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).

Study and Research in Portugal é um instrumento fundamental para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura.

Study and Research in Portugal, lançado no âmbito da visita do Primeiro-Ministro à Índia, dispõe de um vídeo promocional(https://www.youtube.com/watch?v=wBL8dC7_obY) e de um portal com informações adicionais (www.study-research.pt).

Study & Research in Portugal é promovido pela área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior, em articulação com a Direcção-Geral do Ensino Superior e com a Fundação para a Ciência e Tecnologia.